O batom matte é um item indispensável na necessaire de qualquer pessoa que se interessa por maquiagem, pois além de entregar um efeito elegante e de bastante destaque aos lábios, também possui alta aderência e deixa uma sensação diferente na boca.

Diferentemente de um batom cremoso, um batom matte possui uma textura mais espessa, opaca e sem nenhuma cintilância, o que costuma ser uma boa alternativa para acompanhar sombras de destaque ou até mesmo um delineado simples, tendo os lábios como o foco da composição.

Apesar do seu atual renome no mercado, o batom matte possui particularidades que devem receber atenção na hora de fazer essa escolha, justamente pelas características dos seus componentes e marcas encontradas nos comércios.

É por isso que, ao longo deste artigo, serão abordados tópicos que vão te direcionar rumo à escolha ideal, como a abordagem de tons e estilos de batons que nunca saem de moda, além de dicas gerais sobre o uso e aplicação.

Sempre em alta! Conheça alguns tipos de batom matte

Como dito, atualmente, o ramo da maquiagem vem ganhando cada vez mais força, contando com uma infinidade de variações sobre cada produto, seus componentes e resultados. Além disso, a motivação deve sempre estar centrada em atender os desejos dos atuais consumidores, por isso a enorme gama de produtos e combinações diversas.

Conheça, agora, os principais tipos de batons, as suas aplicações, características e como podem ser utilizados.

Agora que você já conhece os tipos de batom que nunca deixam de estar em alta, é hora de apontar algumas dicas e especificidades do batom matte, o grande nome do artigo de hoje.

Batom matte: Aplicação e cuidados

Existem algumas dicas importantes quanto ao uso do batom matte, além de cuidados que devem ser levados em consideração. Por essa razão, agora, vamos falar sobre essas particularidades, que te guiarão rumo ao resultado esperado.

O primeiro segredo é o cuidado com os lábios antes da aplicação. Em razão de sua textura opaca, o batom matte pede lábios hidratados e prontos para receberem o produto sem gerar ressecamentos. Esfoliantes e outras variações de hidratantes labiais também podem ser boas alternativas para ajudar nesse cuidado.

Outro ponto importante é o contorno estratégico. A principal sugestão é sempre começar a aplicação pelo contorno dos lábios e, depois, seguir para o preenchimento. Dessa forma, você assume o controle da ação e evita possíveis borrões e espaços mal preenchidos.

Por fim, existem três principais tipos de batom matte: os líquidos, aqueles em formato bastão ou, ainda, os em lápis.

Em razão da sua textura mais cremosa, o batom líquido assume o ranking dentre as opções. Para a aplicação do batom líquido, basta tirar o excesso de produto do pincel, pois, dessa forma, você evita o ressecamento dos lábios com camadas muito espessas.

Para as demais versões de batom matte, recomenda-se movimentos leves no contorno e preenchimento, além de não friccionar os lábios após a aplicação, justamente pela consistência e toque seco do produto.

Precisa de mais dicas?

Agora que você já conhece os principais tipos de batom, além de dicas fundamentais para facilitar esse processo, chegou a hora de garantir já um Batom Matte, que, assim como outros produtos, podem ser encontrados em nosso site , nos mais diferentes tons e estilos.