Como fazer a maquiagem durar mais para as festas de final de ano?

Como fazer a maquiagem durar mais nas festas de final de ano

Dezembro é sempre acompanhado de muitas comemorações, né? Amigo secreto, confraternizações, festas de natal e reveillon. Isso tudo com um acréscimo importante: as variações do clima, que interferem, não só no visual, como também na hora da make. Sabemos que não dá para evitar o calor do verão, mas existem algumas técnicas de como fazer a maquiagem durar mais durante esses eventos.

Essa preocupação é mais comum do que parece… muitas pessoas se perguntam como fazer a maquiagem durar mais se temos tantos fatores que podem interferir nessa contagem de tempo. E não é só o calor, temos também o fator tipo de pele, né?

Por essa razão, este artigo traz dicas de como fazer a maquiagem durar mais com pequenos truques na hora da produção. São pequenas mudanças que fazem a diferença!

Como fazer a maquiagem durar mais?

A pergunta que muitas pessoas já fizeram a si mesmas e às marcas de maquiagem que costumam consumir, afinal, ninguém melhor para tirar essa dúvida do que os especialistas em produto. Por isso que o tema deste blog leva à cabo este tópico de como fazer a maquiagem durar mais, porque além do que todo mundo já fala sobre o assunto, traremos dicas de produtos fixadores.

De início, esse tipo de item (fixador) podem parecer indispensáveis, mas com a chegada desta época do ano, qualquer “truque” extra para manter o visual intacto já vale, né?

Além disso, é importante entender quais as principais causas por fazer a produção durar menos tempo, assim podemos “agir” na raiz do problema. Seja a rotina skincare, os produtos ou a ordem que fazemos a maquiagem, pequenas mudanças fazem a diferença.

4 fatores que diminuem o tempo de duração de uma produção

A identificação do “problema” é o primeiro passo para buscar uma solução adaptada e que seja realmente eficaz, já que, muitas vezes, pequenos cuidados já são suficientes. Alguns erros que precisamos evitar são:

  1. Produtos não adequados ao tipo de pele: quem tem a pele oleosa, por exemplo, sabe bem que usar certos produtos pode aumentar a oleosidade e “derreter” a maquiagem. Por isso, busque nas embalagens as indicações sobre fórmula e tipo de pele ideal para aquele produto.
  2. Passar a mão no rosto o tempo todo: tocar a pele o tempo todo pode diminuir o tempo da maquiagem pois, muitas vezes, carregamos suor e partículas de sujeira para o rosto. O impacto pode ser negativo na maquiagem, dependendo dos produtos utilizados, então é melhor evitar!
  3. Falta de rotina skincare: peles que não estão acostumadas com cuidados sofrem mais, em todas as ocasiões. A rotina pode ser básica, mas ela faz diferença! Então já comece a montar a sua própria rotina agora para usar maquiagem quando quiser e fazer a produção durar.
  4. Preparação inadequada da pele: rosto “sujo” ou com poros abertos não ajudam… então, antes de começar a maquiagem lembre-se sempre de lavar o rosto, secar, hidratar e “selar” com um primer. Inclusive, podemos entender esse processo como uma espécie de blindagem, uma técnica de como fazer a maquiagem durar mais.

Sabendo quais ações evitar, é hora de entender como fazer a maquiagem durar mais com alguns truques. Neles, veremos desde o uso de produtos especiais até pequenas atitudes para blindar melhor a pele antes de começar a produção. Acompanhe!

7 dicas de como fazer maquiagem durar mais

Já sabendo dos principais causadores da produção que dura menos que o esperado, é hora de elencar os principais meios de como fazer a maquiagem durar mais tempo, mesmo com condições adversas. Segue a lista:

1. Pele hidratada

Quando estamos com o rosto macio, bem cuidado, a pele deve absorver menos produto. Isso faz com que as “camadas” continuem onde deveriam, que é sobre a pele. Além disso, a maquiagem não vai “craquelar” se o rosto estiver bem hidratado.

2. Poros devidamente fechados

A dica aqui é bem simples, basta começar a maquiagem quando o rosto estiver “frio” pois isso vai ajudar a manter a circulação sanguínea facial “em dia” e os poros devidamente fechados. Pode simplesmente lavar o rosto com água fria ou fazer compressas para ajudar a baixar a temperatura.

3. Escolher um bom primer

Eles são ideias na tarefa de como fazer a maquiagem durar mais, já que são produzidos, justamente, para essa finalidade. Sua principal função é fechar os poros e uniformizar a pele, oferecendo o resultado dos dois tópicos anteriores de uma única vez!

4. Produtos de finalização da pele

O uso de seladores em pó ajuda no acabamento da pele, dando um toque de leveza e “secura” para a maquiagem. Esses produtos ajudam na aderência dos que vieram antes – base e corretivo, por exemplo.

5. Textura dos itens

Produtos de texturas diferentes devem ser usados na medida certa! Um belo exemplo é a base, quanto mais oleosa mais facilmente ela pode começar a escorrer com o passar das horas. Opte por linhas que sejam matte, com toque mais seco e aveludado.

6. Linha à prova d’água

Ótimos para dias quentes, onde a transpiração pode aumentar ou para pessoas de pele oleosa, que costumam ter mais dificuldade de selar a pele por mais tempo. A fórmula é pensada para “repelir” qualquer líquido que pode, inclusive, “derreter” nossa maquiagem.

7. Fixadores de maquiagem

Fixadores ou brumas, esse é o toque extra na tarefa de como fazer a maquiagem durar mais. Isso porque esse item vai unificar todas as outras texturas de produto (pó ou líquido) e dar maior durabilidade para a produção. Já conhece o Bella Fix Amor e Humor?

Bom evitar os excessos também! Quanto mais leves forem as camadas, mais fácil é para manter o resultado final por mais tempo. Carregar não é sinônimo de durabilidade, nesse caso! Então aproveite para testar todas essas dicas de como fazer a maquiagem durar mais e, se precisar, faça adaptações. Que tal começar incluindo produtos especiais para ajudar nessa tarefa?

Confira também: Maquiagem simples Ano Novo

Quais os produtos-chave para essa missão?

Além dos cuidados diários e básicos com a pele, usar alguns produtos também ajuda na missão de “como fazer a maquiagem durar mais”.

  • Hidratante: pele cuidada é igual a maquiagem que dura. Depois de lavar o rosto, não se esqueça de uma fina camada de hidratante para manter a viçosidade e boa aparência.
  • Primer: ele vai diminuir linhas de expressão que podem marcar a pele e fechar os poros, aumentando a durabilidade da maquiagem e protegendo a pele como um todo.
  • Sérum: servem como hidratantes, protegendo a pele para receber as camadas de maquiagem. Devem ser usados antes do primer.
  • Fixadores: finalizam a maquiagem. Devem ser aplicados ao final da produção e as versões em spray facilitam esse processo. Clique aqui para conhecer uma delas!

Todos esses produtos têm ações específicas e são importantes para a construção da pele para receber produtos de maquiagem. E não precisam ser itens caros, viu? Em algumas lojas de maquiagem online, você encontra versões mais “em conta” e pode ir testando o que melhor se adapta ao seu tipo de pele. Clique aqui para conhecer algumas opções.

E lembre-se: como fazer a maquiagem durar mais depende muito mais de você e de seus cuidados com o rosto! Quaisquer outras dúvidas, pode procurar respostas em nosso blog ou através dos canais de comunicação, como site e instagram. Porque a beleza começa em você!