Um fato: produtos multifuncionais caíram no gosto dos consumidores de forma natural e arrasadora, quase não deixando espaço para produtos mais “comuns”. Isso porque o que as pessoas precisam no dia a dia é de facilidade, então vão procurar, sempre que puderem, itens que ofereçam multibenefícios (um pincel 2 em 1, uma esponja de maquiagem com formato especial e por aí vai). Além de que, são essas “ferramentas” que garantem o bom resultado da maquiagem, seja a aplicação da base, do contorno ou de qualquer outro produto.

Segundo fato: uma esponja de maquiagem é um acessório multifuncional. Além da aplicação da base, existem outras características que o tornam indispensável dentro do seu nécessaire e é o que exploramos neste artigo. Vamos descobrir mais sobre isso?

Características de uma esponja de maquiagem

A esponja de maquiagem passou por grandes mudanças desde a sua primeira aparição no mercado. Antes em formatos únicos, ora arredondados ora completamente achatados, agora é possível encontrar modelos variados, com designs que prometem dar aos produtos acabamentos incomparáveis.

Na intenção de trazer exemplos mais reais, é hora de falar sobre a famosa esponja gota, item que, atualmente, é bastante popular e está presente em todos os salões de beleza. E os responsáveis por esse sucesso são o seu formato e o tipo de material com que geralmente são produzidas.

Já se perguntou o porquê do formato recordar uma pequena gota? Esta é, sem dúvidas, uma das perguntas mais importantes aqui! Não é à toa que o modelo mais popular de esponja de maquiagem seja uma gota; essa escolha é estratégica e leva em consideração seus principais usos.

Se pegarmos, por exemplo, a aplicação da base, o que a gente precisa é de uniformidade e também de conseguir alcançar todos os cantinhos do rosto. Mas se a ferramenta tiver um formato rígido, dificilmente conseguiremos espalhar o produto nos cantos internos dos olhos ou naquelas “voltinhas” do nariz. Então, nada melhor que contar com extremidades de tamanho diferentes para poder aplicar base nas áreas mais “difíceis” com a mesma facilidade que aplicamos nas bochechas ou na testa. A ponta da gota se encaixa nas áreas menores do rosto, ao passo que a “bundinha” da esponja espalha, com velocidade e facilidade, produtos nas áreas mais extensas.

Já em relação ao material, é preciso saber que vai encontrar muitos tipos no mercado. Mas se você não tem muito domínio sobre a maquiagem, dê atenção aos produtos feitos em microfibra, pois além de ser um material resistente e maleável, ele proporciona uma aplicação sem marcas e bastante uniforme. Sendo perfeito para levar em sua nécessaire!

Detalhe importante!

Um detalhe que não pode passar despercebido quando se fala em esponja de maquiagem tipo gota é se ela é “cortada” ou não. Em outras palavras, queremos diferenciar os modelos mais arredondados daqueles que possuem partes “achatadas” como parte do design. Mas saiba que essa diferença não é só estética, tem a ver com funções que a sua esponja de maquiagem pode exercer.

Para não ficar só no universo das características e das explicações técnicas, é hora de conhecer as 6 funções que uma esponja de maquiagem exerce na prática. Vamos conferir?

Funções da esponja de maquiagem

Como dito no começo, ferramentas multifuncionais são as preferidas das pessoas, pois elas poupam tempo, espaço na nécessaire e dinheiro (chega de comprar itens que pouco se usa). Sendo assim, é hora de conhecer as funções da “gota cortada”, um dos tipos de esponja de maquiagem que mais vendem por aí:

  1. Aplicando a base: espalhar a base de maneira uniforme e sem marcações é a função principal da esponja de maquiagem, sendo que em princípio, esse era seu único objetivo. Mas com o tempo, além de adquirir outras “habilidades”, ela ganhou novos materiais e diferentes tecnologias, tudo para garantir o acabamento perfeito para bases líquidas e cremosas.
  2. Definindo contornos: a parte achatada permite maior controle sobre a aplicação do contorno, que se não bem esfumado, marca a maquiagem de uma maneira nada agradável.
  3. Esfumando sombras: se quer naturalidade para as sombras líquidas e cremosas, o bico da nossa esponja gota vai lhe ajudar na fixação do produto, promovendo um acabamento bem mais uniforme.
  4. Iluminando o rosto: as suas têmporas (alto das bochechas) precisam de um brilho extra, né? Com a esponja de maquiagem você consegue dosar a quantidade de iluminador a ser aplicado, mantendo também a aplicação natural, evitando acúmulo desnecessário de produto.
  5. Corrigindo a cor: os bons e velhos corretivos precisam sempre ser esfumados também e com a ponta da gota nenhum cantinho dos olhos ficam pra trás. Porque disfarçar olheiras e marcas de expressão é um dos nossos maiores desejos com a maquiagem, não é mesmo?
  6. Ponto de cor: com a onda de sucesso dos blushes líquido e cremosos, a esponja de maquiagem vem para ajudar a espalhar o produto e evitar que fiquemos com as bochechas marcadas, tipo efeito boneca. Mesmo porque, 2022 é o ano do blush, mas também é do efeito natural e harmônico, então bora esfumar essas maçãs do rosto!

Atenção!

Mas é importante lembrar que, apesar de poder ser utilizada em praticamente todas as etapas da produção, a esponja de maquiagem deve sempre estar limpa entre uma etapa e outra. Ou vai querer resquícios de contorno no momento de iluminar os pontos estratégicos do seu rosto? Então, sempre que puder, tenha mais de uma esponja de maquiagem à mão, isso vai facilitar sua vida e render todas essas funções que acabamos de ver.

Pincel ou esponja?

Deve-se saber que a esponja de maquiagem não é a única “ferramenta” disponível no mercado, temos também uma grande variedade de pincéis, por exemplo. Mas na hora de escolher qual item priorizar, deve levar em consideração alguns pontos:

Vantagens do uso

Se você está preocupada em fazer a pele perfeita, a esponja tipo “gota cortada” é ideal para você! Pois além de ter um ótimo custo-benefício, é multifuncional.

A parte mais arredondada (“coxinha” da gota) serve para aplicar o produto nas partes mais extensas do rosto (testa, queixo e bochechas), enquanto a ponta fina atinge os cantinhos específicos (olhos e nariz). Sendo que pode ter um material maleável, você pode apertar a esponja contra o rosto sem medo de marcas ou depositar produto em excesso.

Já a parte mais achatada da esponja de maquiagem, onde temos o “corte”, é pensada para uso do iluminador ou do contorno, que são etapas que exigem um pouco mais de precisão. Assim você tem mais visão de como está aplicando cada um dos produtos, sem correr riscos de exagerar ou de ultrapassar os limites ideias.

Fato importante: durante o uso da esponja, sempre faremos a aplicação dos produtos com “batidinhas”. Pode até parecer uma informação irrelevante, certo? Porém, tem tudo a ver com a absorção e com a fixação na pele. Com a esponja de maquiagem, os produtos “grudam” melhor e são mais facilmente absorvidos. Logo, tendem a ter um efeito mais duradouro, que é o que todo mundo quer, né?

O que mais preciso saber?

Vai encontrar na internet muitos modelos, muitos tipos de materiais e vários formatos, isso é fato! Entretanto, antes de comprar uma esponja de maquiagem reflita sobre a finalidade que gostaria de dar a ela e quais produtos pretende aplicar. Só assim vai saber qual modelo melhor cabe no seu nécessaire.

Na dúvida, opte pela gota cortada! Um tipo de esponja de maquiagem que consegue satisfazer todas as 6 funções que vimos aqui neste texto. E não deixe de procurar dicas e resenhas antes de comprar um produto de beleza, porque dica boa sempre se acha na internet e em nosso blog. Para ser Bella, não precisa de sacrifício. Escolha produtos que facilitem a sua vida e a maquiagem vai ser como uma verdadeira terapia.