Se precisasse definir o skincare em um adjetivo, seria democrático, já que o que ele mais revela são possibilidades de escolhas. E assim como em qualquer outra situação, precisamos escolher aquilo que nos faz bem. Então, seja de qual time você for (rotina de skincare básica ou com vários passos), toda escolha importa! Até mesmo aquele básico gel de limpeza facial que você usa no banho.

Pensando nessa importância, este blog lhe dará dicas práticas sobre os tipos de gel de limpeza que existem por aí. Além de explicar um pouco mais sobre os ingredientes de cada um e o quê eles têm a ver com cada tipo de pele.

Qual a importância do gel de limpeza na rotina skincare?

O cuidado começa sempre com a limpeza e podemos afirmar que esta é uma das etapas mais importantes do skincare. Pois é através dela que retiramos impurezas, equilibramos o pH da pele e controlamos a quantidade de oleosidade presente no rosto. Isso quem comprova são os especialistas de pele.

Porém, mais do que simplesmente lavar o rosto, é preciso fazer do jeito certo, começando pela quantidade de vezes em que utilizaremos um gel de limpeza para higienizar o rosto. Segundo os dermatologistas, duas vezes ao dia é o número ideal: no início e ao final do dia. Com isso, duas observações importantes podem ser feitas:

  1. Lavar o rosto ao acordar: você estará retirando toda oleosidade produzida durante a noite pelo corpo, além de preparar a pele para receber hidratação, proteção e maquiagem.
  2. Lavar o rosto antes de dormir: aqui é o momento para tirar toda a poluição que nossa pele é exposta durante o dia. Pode parecer inofensiva aquela fumaça que saem dos carros, mas ela certamente não é boa para sua pele, então lavar bem o rosto é indispensável.

Sabendo que existem muitos tipos de produtos por aí, é preciso escolher bem qual gel de limpeza comprar para evitar o temido efeito rebote e garantir que a pele continue linda e saudável. Vamos descobrir um pouco mais sobre os tipos sabonetes faciais que temos à disposição?

Tipos de gel de limpeza

A primeira dúvida que pode surgir é: gel de limpeza líquido ou sabonete em barra? E a Drª Cristina Salaro, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia já esclarece:

“No geral, os sabonetes em barra são compostos de ácidos graxos de origem animal ou vegetal e possuem um pH alcalino, na faixa de 8 a 9,5. Já os líquidos contêm detergentes e, geralmente, têm a vantagem de ficar com o pH mais próximo ao da pele, que varia de 5,4 a 5,6, evitando o ressecamento e o desequilíbrio cutâneo”.

Então já temos uma primeira lição, que é a de optar por um gel de limpeza líquido, pois além de ser bom para a saúde do rosto, é bem mais prático, né?

3 tipos de produtos indispensáveis

Mas chegou a hora de falar sobre três principais tipos de gel de limpeza: o básico para controle da oleosidade, o pré-maquiagem e o pós-maquiagem. Já que todos têm funções específicas e são usados em momentos diferentes do cuidado. Acompanha só:

Gel de limpeza diária: esse é aquele produto coringa dentro do skincare, que pode ser usado todos os dias, tanto de manhã quanto à noite. Aqui você vai encontrar variações de composição, mas a finalidade principal é a mesma, de promover limpeza profunda da pele.

Sabonete pré-make: o que diferencia este tipo é sua composição, que além dos agentes de limpeza, também possui na fórmula ingredientes hidratantes. Isso porque a pele precisa estar limpa mas também protegida para receber a maquiagem, só assim evitaremos reações alérgicas ou aumento da acne.

Sabonete pós-make: a remoção da maquiagem é essencial para saúde da pele! Então, aposte em um gel de limpeza específico, pois além de retirar com suavidade todos os resquícios dos produtos, ainda vai acalmar sua pele. Algumas linhas trabalham com Aloe vera na composição, que é um ativo calmante e extremamente hidratante.

Agora que você já sabe quais são as principais categorias de gel de limpeza, hora de escolher os seus queridinhos. Lembrando que os sabonetes pré e pós-make são mais universais e podem ser utilizados para todos os tipos de pele. Já aqueles de uso diário precisam ser comprados de acordo com o seu tipo de pele.

Conhecendo a minha pele e o meu tipo de gel de limpeza

Como já dito ao longo desse blog, é preciso usar produtos que sejam compatíveis com nosso tipo de pele. Pois só dessa forma teremos bons resultados, que é o que você deseja, certo?

Se ainda não sabe o seu tipo de pele, temos duas dicas simples, rápidas e certeiras:

  1. Faça um teste online para desvendar o seu tipo de pele (mas não é só isso!);
  2. Procure um dermatologista da sua confiança para obter certeza no “diagnóstico” da pele e assim saber qual gel de limpeza comprar.

Mas o principal é: o controle de oleosidade e a retirada de impurezas é válido para todo mundo! Sendo assim, dê à sua pele a limpeza profunda que ela merece.

Confira mais dicas de produtos e rotinas de skincare

Em nosso blog você tem acesso a dicas sobre produtos e sobre como o skincare funciona. E se tem algo que podemos afirmar, é que esse cuidado todo que você tem hoje ou que pretende praticar com a sua pele representa o mais puro amor, o amor-próprio!

Acesse aqui para conferir outros conteúdos. E lembre-se: o cuidado começa com a desintoxicação da pele, escolha bem o seu gel de limpeza. Porque bonito mesmo, é ser Bella!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.