Até para quem já tem costume, nem sempre é fácil entender como priorizar os passos em uma rotina skincare. Mas independente da quantidade de etapas do seu cronograma de cuidados, o que importa mesmo é a ordem de uso dos produtos. Porque pode parecer que não, mas a ordem dos fatores, neste caso, pode afetar os resultados.

Sabendo que o mercado da beleza está sempre recheado de novidades, é preciso sempre atenção. São novas descobertas, novos produtos e super tendências, mas que nem sempre poderemos acompanhar. Seja por escolha pessoal ou porque determinado ativo não é indicado para o nosso tipo de pele.

Com o objetivo de desvendar e esclarecer possíveis dúvidas e curiosidades, falaremos neste blog sobre como planejar uma rotina básica. Além de, é claro, indicar a melhor ordem para os o uso de produtos de skincare. Com alguns minutos de leitura você vai descobrir que se cuidar é simples e bastante necessário.

Rotina Skincare: simplificar ou sempre complementar?

Em um passado não tão distante, a regra era: limpar, tonificar e proteger. Bastante básico, certo? Isso não mudou! O que hoje vemos de diferente é a forma como podemos encarar cada uma dessas macro etapas. Sendo assim, por que não dividir cada uma dessas 3 etapas em pequenos passos? Um bom exemplo dessa micro divisão de etapas pode ser vista na tonificação da pele.

Para começo de conversa, tonificar significa, de acordo com um dicionário popular, prover tônus, fortalecer, dar vigor, aumentar o aspecto de saúde. Portanto, é o momento de dar à pele substâncias hidratantes, calmantes e que ajudem a estimular o processo de rejuvenescimento. E quais produtos podem fazer isso?

  1. Cremes faciais;
  2. Máscaras;
  3. Séruns;
  4. Gel de tratamento.

Ainda que com funções específicas, esses produtos podem ser utilizados totalmente separados ou associados dentro da rotina skincare. Logo, você não precisa, necessariamente, escolher se vai usar o sérum de vitamina C ou um creme facial de ácido hialurônico. Pois quando bem distribuídos na rotina, eles podem ser utilizados igualmente.

Mas se você está querendo economizar e ainda assim ter uma pele bonita, esse texto também é para você. Porque o simples também funciona! Então se quiser apenas 3 produtinhos para começar, pense que cada um deles precisa estar voltado para cada uma das etapas.

Rotina Básica em 3 passos

Infelizmente não podemos escapar das rotinas, seja em nossa vida pessoal ou profissional, não é mesmo? Por se tratarem de mundos diferentes, precisamos nos adequar a cada uma das situações. Então saiba que o mesmo vale para a rotina skincare! Não dá para ter uma única rotina se temos, pelo menos, dois períodos muito diferentes em um único dia.

Mas não se assuste! As rotinas se complementam e podem, até mesmo, compartilhar o uso de alguns produtinhos. Para isso, confira a seguir as indicações de duas rotinas de 3 passos apenas. Simples, prática, rápida e super acessível.

Skincare Diurno

Para o dia, o que você precisa ter em mente é que com a incidência de raios solares, luzes azuis das telas e aquelas emitidas pelas luzes artificiais, vamos precisar de proteção. Então, além de produtos voltados para fins estéticos, não dá para esquecer o protetor solar.

  1. Limpeza: pela manhã, esse passo tem a função de retirar toda a oleosidade acumulada durante a noite. Além de, também, retirar os produtos que foram usados na rotina de antes de dormir. Outro ponto importante: a lavagem completa do rosto é indicada somente duas vezes ao dia. Então, se fizer logo antes de sair de casa, só repita esse passo à noite.
  2. Hidratação: este também é indispensável! Pois a hidratação é quem vai fornecer à pele as substâncias necessárias para manter o vigor. Você pode optar por cremes, géis ou séruns hidratantes, como é o caso do sérum facial de ácido hialurônico.
  3. Proteção: cuidar é sinônimo de proteger, certo? E quando o foco é a nossa pele, o sol pode ser um fator bastante perigoso. Sabendo que você não quer nenhuma insolação, manchinhas na pele ou problemas futuros, passe protetor solar! Mesmo se não sair de casa é importante não pular essa etapa.

Bastante simples né? Então é hora de entender o que muda dessas etapas para um skincare noturno.

Skincare Noturno

Não temos mais a presença de sol, o que já ajuda bastante a manter os cuidados. Mas nem por isso dá pra deixar de lado o momento skincare da noite.

  1. Limpeza: aqui vamos remover toda maquiagem (se tiver costume de usar), restos de protetor solar e as impurezas acumuladas durante o dia. Você pode fazer, até mesmo, uma limpeza dupla, combinando dois produtos utilizados com essa finalidade.
  2. Tratamentos: produtos mais fortes e que não combinam com o sol são indicados aqui, logo após a limpeza da pele. Nesta categoria se encaixam séruns de tratamento, ativos como vitaminas A ou certos tipos de ácidos. IMPORTANTE: não utilize nenhum tipo de ativo que não seja indicado para o seu tipo de pele! Pois além de prejudicial, poderemos ter um efeito rebote.
  3. Hidratante: finalize a pele com um bom hidratante, já que ele ajudará a recompor a firmeza da pele e vai garantir brilho extra. Mas não se esqueça de usar o creme correto para o seu tipo de pele, assim não corremos risco de faltar ou sobrar ativos em seu skincare.

O ideal é que você faça esse ritual antes de dormir. Porém não se esqueça de deixar todos os produtinhos secarem e serem completamente absorvidos pela pele.

Qual a ordem ideal dos tipos de produtos no skincare?

Já aprendemos sobre as etapas e qual a sequência ideal de uma rotina skincare básica, certo? Mas se a sua dúvida é em como implementar mais passos dentro de cada uma dessas etapas, lembre-se:

Se tiver dúvidas, sempre leia o rótulo das embalagens. Mas a textura vai te ajudar a saber o que é mais pesado e oleoso ou o que é leve e à base de água. Então só ficar atento às dicas do nosso blog para entender cada vez mais o universo do autocuidado e do skincare.

A sua pele merece mais carinho. Comece pelo básico e depois vai sentir que o skincare é realmente poderoso. Pois é sobre pele, cuidado e sobretudo, pelo amor-próprio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.