4 dicas de combate a acne!

Como combater a acne no rosto

O aparecimento de espinhas tem muitas outras razões além da idade e dos hormônios. Essas desculpas são clássicas para quem já teve acne em algum momento! Muitas pessoas ainda acreditam que só basta envelhecer e mudar a fase hormonal para não ter mais riscos delas aparecerem. Mas isso não é exatamente uma regra, durante toda a vida pode ser que precisemos lidar com esse incômodo. E toda dica de combate a acne é bem-vinda, não é?

Existem algumas pequenas ações que, se praticadas com regularidade, podem ajudar com o problema e proporcionar um bom combate a acne. Separamos algumas dicas a seguir!

A raíz do problema está na oleosidade!

O óleo da pele, que também pode ser chamado de sebo, tem uma função de proteção importante para as nossas células. Mas quando produzido em excesso, ele pode gerar efeitos colaterais indesejados, que popularmente chamamos de “espinhas”.

As espinhas nada mais são do que um poro obstruído por excesso de gordura, facilitando a ocorrência de pus, que é aquela pontinha amarela da acne.

Ainda que nossa pele precise da gordura para proteção, o que podemos fazer para evitar as espinhas é controlar a oleosidade da pele de maneira saudável e regulada. Não há apenas uma maneira de fazer isso, na verdade é um conjunto de técnicas e cuidados que devem ser testados por um tempo. Afinal, cada organismo reage de um jeito e não existe fórmula mágica de combate a acne.

Pensando nisso, deixamos 4 dicas essenciais e que podem ser consideradas como “universais”, já que em teoria não podem causar nenhum tipo de efeito colateral. Acompanhe!

Dicas de combate a acne

O combate a acne não precisa, necessariamente, pesar no seu bolso. Existem diversas técnicas para cuidar da pele – e do corpo – sem que precisemos fazer grandes investimentos em dermocosméticos ou rotinas muito elaboradas de skincare. O segredo está em tomar pequenas boas decisões!

A seguir, 4 dicas de como pode firmar o seu combate a acne de maneira fácil e saudável. Além de melhorar o aspecto da pele, também vai ajudar a elevar sua confiança e autoestima!

1. Sabonete para o seu tipo de pele!

É claro que uma pele acneica favorece o aparecimento de espinhas, já que ela é naturalmente mais oleosa. Porém, mesmo em peles mais secas e sensíveis é importante manter uma rotina de limpeza adequada. Isso implica escolher um sabonete que seja compatível com o seu tipo de pele.

As razões são simples: cuidado específico e menor chance de efeito rebote. Aquela história de menos é mais cabe bem aqui! Pois quando adaptamos a rotina de skincare ao nosso tipo de pele, estamos apenas ajudando a manter o equilíbrio das células e protegendo contra os agentes externos (poluição, excesso de sol e mais). Limpar demais também pode ser prejudicial, ok? Porque se o corpo entender que está sendo “invadido” de alguma forma (retirando toda oleosidade, por exemplo), ele pode produzir ainda mais sebo e ocasionar o que chamamos de efeito rebote. E não é isso que gostaria, né? Estamos aqui para promover combate a acne e não o contrário.

Então, sempre tenha um sabonete facial que combine com o seu tipo de pele, para evitar efeitos indesejados e ainda manter a pele cuidada. Caso não saiba exatamente qual o seu tipo de pele, existem diversos testes, mas o melhor mesmo é passar com um médico especialista para avaliar o seu caso.

Lembre-se: sempre vão existir produtos ideais para você, basta saber identificá-los!

2. Alimentação equilibrada ajuda!

Já bebeu água hoje? Trocou o alimento frito por um assado? E as frutas e verduras… fazem parte do seu cardápio?

Não é segredo para ninguém que a alimentação interfere diretamente em nossa vida e em nosso corpo, e com a pele do rosto não ia ser diferente. Tudo que ingerimos pode beneficiar ou prejudicar nossos cuidados.

Por exemplo, o sal ajuda a reter líquidos e o corpo aparenta estar mais inchado. A gordura também fica retida de alguma forma e acaba desregulando o nível de produção do próprio organismo. Portanto, tudo que você ingere pode afetar diretamente o aspecto da sua pele.

Claro que não passaremos uma lista do que comer ou não no dia a dia, mas a reflexão que fica é: equilibre sua dieta se quiser manter a boa aparência do corpo e da pele! Beba água e crie hábitos mais saudáveis.

3. Não fique esfregando a pele do rosto, pode piorar!

Nada de exagerar na limpeza ou mesmo querer fazer esfoliação com maior frequência acreditando que vai deixar a pele mais limpa e, consequentemente, menos oleosa! É possível que o efeito rebote ataque nesse caso também, ok?

Produtos abrasivos ou mesmo o hábito de esfregar o rosto, limpando toda hora com lenços ou toalhas pode agredir sua pele. E adivinha como o corpo reage? Produzindo mais sebo de proteção e, nesse caso, as espinhas voltam com força total! O combate a acne precisa ser um processo e sabemos que é também um teste de paciência. Mas não desista! Com alguns dias, já verá boas diferenças.

4. Maquiagem todo dia? Melhor repensar!

Nossa pele precisa respirar. Esse é o primeiro ponto e pode ser decisivo para o combate a acne no dia a dia. Quanto mais os poros são obstruídos, maiores são as chances das inflamações acontecerem e a pele se encher de espinhas.

Isso não significa que precise parar de usar maquiagem ou simplesmente não passar nenhum tipo de produto. Pode manter a frequência, desde que saiba regular os cuidados! Por exemplo, antes da base, teste incluir um primer. Ou mesmo, opte por cosméticos mais “leves” e que não pesam tanto na pele. E o mais importante: não deixe de tirar a maquiagem ao final do dia! Dormir maquiada é um grande erro, evite deixá-lo acontecer.

Pequenos hábitos que ajudam no combate a acne

De toda essa lista, a única dica que envolve algum tipo de investimento é a primeira, certa? Isso significa que cuidar da pele é básico e pode ser feito com pequenas mudanças de hábitos. Segue mais alguns:

  • Lave o rosto com as mãos, nada de buchas!
  • Espalhe os produtos de forma homogênea.
  • Troque a toalha de rosto com frequência.
  • Procure um dermatologista em caso de dúvidas específicas (o que fez bem para a colega, pode não fazer bem para você).

Tenha em mente que pequenas práticas sempre podem salvar a sua pele e sua autoestima. O combate a acne é sempre uma preocupação geral: sua, nossa e de todas as pessoas que gostam de se cuidar. Comece uma rotina de skincare e se torne livre das espinhas!

Para mais dicas, acesse o nosso blog clicando aqui. Porque se cuidar é sempre uma bela atitude!

Confira: Vitamina C creme facial, Paleta de iluminador