Como uma rotina skincare impacta no seu bem-estar?

rotina skincare e autocuidado

O bem-estar pode ser relacionado àquela sensação de satisfação adquirida por meio de pequenas práticas que nos conectam com o momento presente. Se por um instante você pensou nos hábitos, saiba que esse é o caminho! Eles tem um grande poder: garantir doses frequentes de boas sensações para nossos dias.

Pense em uma rotina skincare, por exemplo, é uma fração de cuidado que podemos nos proporcionar sem bagunçar toda a rotina. E os benefícios são diversos, começando pela prática da disciplina e organização, já que o importante é manter a constância para sentir os resultados.

Temos também a preocupação com a relação entre autocuidado e autoestima, que ganhou margem de discussão entre famosos e grandes marcas de cosméticos nos últimos anos. A beleza vem, cada vez mais, associada ao bem-estar completo. Por isso, listamos 5 motivos para começar uma ou dar manutenção em sua rotina skincare. Isso pode ser a dose de saúde que está faltando!

A indústria do cuidado e bem-estar

Hoje, não existe mais aquela clássica separação entre beleza e bem-estar. Essa fusão de conceitos, que foi abraçada naturalmente pelo setor de cosméticos, traz à tona uma importante reflexão: a pessoa que gosta de se sentir bonita, também gosta de se cuidar.

A nossa imagem é mesmo muito importante. Sempre que mantivermos uma boa relação com nosso corpo e nossa pele, mais fácil será lidar com os problemas do dia a dia, já que confiança não vai faltar!

O empoderamento não tem haver com incentivar padrões, mas sim com possibilitar escolhas. As pessoas precisam sentir conforto em serem elas mesmas, em saber como cuidar de sua pele, como valorizar cada um dos seus traços. Além de, também, sentirem prazer com todo esse processo!

Não é à toa que, recentemente, temos visto cada vez mais linhas de produtos que além de embelezar, cuidam da nossa saúde emocional e da autoestima. Um grande exemplo disso é a ação que a atriz e cantora estadunidense, Ashley Tisdale, propõe com sua marca de cosméticos. A coleção de produtos tem uma especificidade: os aromas são sempre calmantes! É uma forma sutil de dizer “se cuidar também é relaxante”.

Com a maquiagem e produtos para rotina skincare isso também acontece, mas em outros níveis. Basta pensar na evolução dos produtos para pele, atingimos praticamente todos os tipos de pele. Há um tempo, a paleta era restrita e não contemplava boa parte das pessoas, nem mesmo não tínhamos itens de cuidado com preço acessível, mas isso já mudou! Quanto mais se fala da relação entre cuidado e bem-estar, mais os itens se modificam para abranger mais gente.

Quais os benefícios de entrar nessa onda de cuidado e bem-estar? Temos uma lista com 5 bons motivos para colocar em prática uma rotina skincare. Acompanhe!

Motivos para manter uma rotina skincare todos os dias

Até termos a rotina skincare como hábito, pode ser que tenhamos vontade de desistir logo de cara. Mas se pensar a médio e longo prazo, os benefícios são duradouros e podem fazer uma diferença enorme, tanto fisicamente quanto emocionalmente falando.

  1. Melhora a saúde da pele: o cuidado regrado diminui a oleosidade da pele, previne espinhas e melhora o aspecto de linhas de expressão e olheiras (desde que tenhamos outras rotina de cuidado, como sono em dia e alimentação equilibrada).
  2. Aumenta a confiança: sempre que estiver feliz com o aspecto da sua pele, não há espaço para perda de autoestima. Isso ajuda no trabalho, no relacionamento e no dia a dia. Se sua pele estiver como gostaria, poucas coisas podem te abalar quando pensar em aparência, por exemplo.
  3. Praticamos a disciplina: deixar a preguiça de lado pode ser difícil mesmo! Mas se firmamos um compromisso com nosso corpo, ter uma rotina com horários e passo a passo ajuda a mantermos de pé o cuidado diário com nossa pele.
  4. Retarda o envelhecimento: o cuidado diário ajuda na reposição dos nutrientes que perdemos ao longo do dia, favorecendo a elasticidade e firmeza da pele, que tende a diminuir com o tempo.
  5. Relaxamento e diversão: antes de começar o dia, cuidar da pele pode dar um gás para cumprir com as obrigações. Já no final do dia, o skincare por ser um momento para recarregar as energias e nos sentirmos bem consigo mesmos.

Isso tudo sem contar que é uma boa forma de lidar com o estresse do dia a dia. Sabe as pessoas que gostam de ioga ou de corrida para aliviar o cansaço mental, pode usar a rotina skincare para isso. Por isso, aqui vai mais uma dica: entenda seus costumes e vícios do dia a dia.

Rastreie seus hábitos!

Assim como podemos descobrir se comemos a quantidade ideal de frutas ou bebemos a quantidade certa de água todos os dias, podemos montar um esquema para acompanhar nossa rotina skincare.

Aprenda a rastrear seus hábitos, isso ajuda a entender como fazer mudanças, mesmo que pequenas, que possam dar um up nos cuidados.

O que não pode mesmo, é deixar de se cuidar! Os benefícios são muitos e você pode começar pelo básico de uma rotina skincare. Caso não saiba por onde começar, faça um teste para descobrir qual seu tipo de pele e depois compre produtos básicos para ir testando. Em nosso blog você encontra essas dicas e muitas outras, basta clicar aqui .

E lembre-se: a rotina skincare também produz bem-estar e ainda aumenta seu poder de confiança. Bonito é se cuidar!

Saiba mais: Kit de skincare barato