O revitalizador queridinho do momento é, sem dúvidas, o nosso sérum de ácido hialurônico, que vem sendo cobiçado e incluído cada vez mais nas rotinas de cuidados com a pele. As razões são simples: o ativo é multifuncional, é simples de usar e pode ser indicado para diferentes tipos de pele.

Mas com a onda de fãs e de novos adeptos ao uso, dúvidas importantes podem surgir, por exemplo: o sérum de ácido hialurônico é para o dia ou para a noite? Pode ser usado em quais tipos de pele? Quais os benefícios ele traz para a pele? Vamos falar sobre isso e mais!

Relação entre anatomia e tonicidade da pele

A nossa pele é a primeira barreira de proteção do corpo: quando está saudável é capaz de manter em equilíbrio os níveis de água, gordura boa e nutrientes. Além de eliminar também as toxinas, bactérias e poeiras. Mas ao deixarmos de lado os cuidados, essas funções deixam, com o tempo, de serem realizadas integralmente, já que a barreira cutânea, responsável por proteger a pele, perde pouco a pouco a sua eficácia.

Talvez você ainda não saiba, mas quando essa barreira perde parte da sua eficiência, a água é mais facilmente perdida. Sendo neste ponto que a tonicidade, suavidade e “brilho” começam a desaparecer, diminuindo o aspecto de uma pele jovial e saudável. As causas podem ser naturais ou não, já que tanto o processo de envelhecimento quanto o uso incorreto de produtos podem causar perdas na barreira cutânea.

Mas qual o primeiro passo para impedir esses efeitos e devolver à pele o aspecto de saúde? A resposta é: hidratação! Que só é realmente possível com ativos capazes de permear as camadas mais profundas da pele. O melhor exemplo que temos hoje no mercado são os produtos à base de um ácido já bastante conhecido, por exemplo o sérum de ácido hialurônico.

Funções do Sérum de Ácido Hialurônico

Assim mesmo, no plural, o sérum de ácido hialurônico traz consigo muitos benefícios de uso:

  1. Ação revitalizadora: diferente dos hidratantes mais básicos, o sérum de ácido hialurônico penetra em camadas mais profundas e estimula o recondicionamento da pele, aumentando a quantidade de água e gordura boa.
  2. Ação protetora: neste caso, temos a formação de uma camada extra de proteção, evitando que a barreira cutânea sofra mais danos e continue a perder líquidos e nutrientes.
  3. Ação reconstrutora: a criação de umidade de dentro para fora promove a reconstrução e fortalecimento das células da derme, preenchendo os espaços e reduzindo as famosas linhas de expressão.

Todas essas funções têm em vista o objetivo de contribuir para o equilíbrio das células, regenerando a barreira cutânea e aumentando a hidratação de todas as camadas da nossa pele. Então, além da ingestão de bastante água, você precisa entender como promover a retenção de umidade nas partes mais sensíveis do corpo, por exemplo, a pele do rosto. Justamente para isso que o sérum de ácido hialurônico foi desenvolvido!

Já que os benefícios são muitos, a primeira impressão pode ser a de que este tipo de ativo é bastante inacessível, difícil de usar e ainda a rotina de skincare terá que ser toda modificada. Mas isso cai por terra quando você descobre que para incluí-lo na rotina basta ter um sérum de ácido hialurônico em casa e um pouco de disposição para aprender mais sobre ele.

Aprendendo a incluir na rotina: um passo a passo simplificado

A primeira boa notícia é que a inclusão do sérum de ácido hialurônico pode ser feita em qualquer horário da sua rotina. Ou seja, tanto pela manhã quanto pela noite! Então você fica livre para escolher o período que melhor se encaixa com seu dia a dia e com os outros passos do skincare que costuma ou pretende realizar.

Mas se ainda paira em sua cabeça a dúvida: “mas ele não é, de certa forma, um ácido? Não vai queimar a minha pele se aplicar o produto durante o dia?” A resposta é não, não vai! Porque diferente de outros ativos, o ácido hialurônico não é fotossensibilizante e nem descamativo. Então não se preocupe com esses detalhes e comece a pensar quando pretende incluir o uso em sua rotina.

Mesmo que não haja um período único para a aplicação do sérum de ácido hialurônico, alguns passos devem ser seguidos para melhor desempenho dos ativos do produto:

  1. Faça a limpeza da pele com um sabonete facial próprio para o seu tipo de pele;
  2. Com ajuda do bico contador, adicione algumas gotas do sérum de ácido hialurônico sobre o rosto;
  3. Espalhe suavemente por toda a pele e espere a absorção completa do produto;
  4. Depois de “secar”, aplique um creme facial hidratante. Isso ajuda a “selar” a barreira cutânea, além de impedir que o produto perca parte da sua ação e potencializa os efeitos.

Se a sua rotina for noturna, está pronta para relaxar. Mas se optar por utilizar o sérum de ácido hialurônico durante o dia, não esqueça do protetor solar. E não é exclusivamente por causa do produto. A nossa pele precisa estar protegida todos os dias!

Para diferentes tipos de pele: a receita mágica do Sérum de Ácido Hialurônico

Uma das maiores vantagens do sérum de ácido hialurônico é que o seu uso está liberado para qualquer tipo de pele, mesmo as oleosas! O segredo está em sua textura não oleosa, que promove a fácil aplicação e deixa a pele macia e aveludada.

Se a gente pudesse dar um apelido carinhoso para o sérum de ácido hialurônico seria: receita mágica para a juventude! Porque além da hidratação profunda que ele é capaz de promover, você ainda combate os sinais de envelhecimento precoce e ameniza as linhas de expressão.

Você encontra o sérum de ácido hialurônico bem aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.