É fato que o hábito de skincare vem ganhando cada vez mais popularidade nos dias atuais, incentivado por diferentes personalidades, marcas e segmentos. Com as novas tendências, os antigos desejos são substituídos, aposentando dicas de sucesso e dando espaço a uma nova era no ramo da beleza: o cuidado com a pele ou, simplesmente, a rotina skincare.

Assim, é a partir de uma rotina de limpeza, hidratação e proteção que o cuidado com o seu rosto deve atuar como um dos protagonistas da sua rotina de autocuidado, simbolizando, para além da estética, uma prática de refúgio e acolhimento em meio a um cotidiano pouco dinâmico e muitas vezes estressante.

Nesse cenário, é indispensável que, com a ajuda deste blog, você seja capaz de reconhecer os passos da skincare, principalmente em dias frios e secos, as suas especificidades e possíveis variações, produtos indicados e resultados a longo prazo, responsáveis por resgatar a saúde da sua pele e te proporcionar uma experiência de auto transformação.

Como iniciar a sua Rotina Skincare com Belle Femme?

Como já citado, a rotina skincare é centrada em três principais etapas, possuindo algumas variações quanto ao tipo de pele, preferências individuais ou oscilações climáticas, como veremos a seguir.

Para a limpeza profunda da sua pele, é necessário, primeiro, retirar todas as impurezas resultantes de outros produtos, ou, ainda, focos de sujeira que podem entupir os seus poros e produzir resultados não tão satisfatórios. Para isso, você vai precisar de um bom demaquilante, seguido de um gel de limpeza ou sabonete líquido Bella Femme, que devem ser aplicados com cuidado, a fim de higienizar a área e evitar irritações.

Após o enxágue com água gelada, é hora de preparar a sua pele para receber aquela hidratação poderosa, com materiais seguros e componentes que agem de acordo com as demandas do seu tipo de pele, como os cremes de vitamina C ou ácido hialurônico. Outra alternativa que vem recebendo destaque são os séruns hidratantes e os cremes esfoliantes, os quais possuem propriedades significativas e representam uma inovação em relação à textura em creme dos hidratantes comuns, por exemplo.

Dando sequência aos passos da rotina skincare, a garantia de uma pele protegida é mais do que essencial! Diferentemente do que muitos pensam, o protetor solar deve ser utilizado diariamente, independente da ocasião e de sua composição, sendo necessário levar em consideração as particularidades individuais na hora da escolha do produto.

Sendo assim, é a partir da combinação dos passos anteriores e, principalmente, do uso recorrente do protetor solar que a sua pele é capaz de respirar em segurança e ser exposta às intempéries climáticas sem medo, sobretudo aos raios UV, fator de alto risco para a saúde da pele.

Porém, o que muitos ainda não sabem é que existem cuidados específicos para a pele de acordo com cada estação. Que tal conferir os impactos dessa relação?

A influência do clima na rotina skincare

É evidente que a alteração climática pode impactar na sua rotina de autocuidado, por isso é tão importante saber reconhecer qual é o seu tipo de pele e as exigências frente a isso. Além disso, nós também sabemos que o clima frio e seco é responsável por boa parte das queixas referentes à hidratação correta da pele, que pode sofrer graves consequências caso não receba um tratamento adequado.

Foi por essa razão que, hoje, nós trouxemos algumas dicas sobre como cuidar da sua pele em tempos mais frios, direcionando a sua rotina skincare rumo a uma hidratação mais profunda, que vai evitar ressecamentos, possíveis rachaduras e descamações. Confira as nossas dicas:

1. Não exagere na limpeza

A pele ressecada, uma das consequências do clima frio e seco, deve ser combatida ao máximo. É por essa razão que, nesse período, é importante evitar a lavagem do rosto mais de duas vezes ao dia, justamente por conta do efeito rebote que pode vir à tona. Para deixar claro, o efeito rebote nada mais é do que a pele produzir ainda mais oleosidade para “prevenir” novas agressões, porque exagerar na limpeza também agride a pele. Leia mais aqui.

No caso de peles oleosas, as chances de resultados não tão satisfatórios surgirem são ainda maiores. Uma boa dica, portanto, é apostar na água micelar para a limpeza, que garante maciez e evita ressecamentos.

2. Aposte em uma hidratação intensa

Com a chegada do frio, é indispensável que se preze por uma boa hidratação da pele e dos lábios, a fim de evitar ressecamentos, descamações e rachaduras. Assim, é indicado, ao menos duas vezes ao dia, a aplicação de hidratante facial logo após a higienização e limpeza do rosto. Além disso, também deve-se evitar banhos muito quentes e priorizar a aplicação contínua de cremes e loções corporais, se atentando às demandas da estação.

3. Protetor solar em primeiro lugar!

Engana-se quem pensa que o protetor solar só deve ser aplicado durante o verão. É função de seus componentes oferecer a proteção e a manutenção da pele, prezando pelas áreas de maior exposição e entregando resultados surpreendentes a longo prazo.

Sendo assim, fica clara a exigência de uma skincare adaptada pensando nas alterações climáticas, principalmente pequenas adaptações em cada passo do processo, de acordo com as demandas exigidas pelas estações, por exemplo.

Além disso, é indispensável pensar na rotina skincare como uma prática leve e que trará resultados de impacto com o passar dos anos. Por essa razão, é tão importante priorizar, inicialmente, pequenas ações de cuidado com a pele, para, mais tarde, não desembolsar tempo e dinheiro com procedimentos invasivos e pouco práticos.

Produtos para melhorar a sua rotina skincare

Não há necessidade de aumentar os passos, só adaptá-los às estações. Por exemplo, se você já faz uso de hidratantes, faça testes, trocando os ativos e a potência do produto, o ácido hialurônico é famoso por sua hidratação profunda, que é a cara desse outono e inverno mais gelado.

Já na limpeza, teste um gel de limpeza básico, invés daqueles que são mais potentes, isso é o que ajudará no equilíbrio da rotina skincare. Clicando aqui você pode encontrar produtos substitutos e deixar o seu cuidado mais leve e sua pele mais viçosa. E se precisar de mais dicas, acompanhe o nosso blog. Porque a beleza mora nos pequenos autocuidados!